quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um ato de amor a Natal



No dia 15 de fevereiro de 2012, estudantes e trabalhadores ocuparam as vias que circundam a Câmara dos Vereadores de Natal, com a intenção de fazer um protesto lúdico no horário em que normalmente as atividades da casa voltariam a funcionar, às 16h.

Mas, a solenidade teve o seu horário alterado para a parte da manhã. Ônibus carregados vindos de currais e cargos comissionados presenciaram uma festa que mereceu comparações com "O Bem Amado". Aliás, esse cenário é muito bem reproduzido neste texto.

Os manifestantes cobravam as medidas cabíveis aos muitos atos de improbidade administrativa detectados na CEI dos Contratos e o julgamento célere dos envolvidos em esquemas de corrupção, como as operações Hygia e Impacto.

Tudo ocorreu em tranquilidade, até que, à tarde, o bloco carnavalesco sofreu dura repressão policial. O vídeo flagra do início ao fim da presença de policiais militares e guardas municipais, que se viram incapazes de seguir a decisão inicial de levar preso um dos membros da manifestação, sob alegação de que o mesmo estaria agindo de "maneira suspeita".



Enquanto os militantes se utilizaram de recursos pacíficos para evitar qualquer tipo de confronto, a PM os tratou de maneira desrespeitosa e preconceituosa, munida de armas de fogo e de balas de borracha, além dos muito usados spray de pimenta e cacetetes.

Eram cerca de 15 viaturas da Polícia Militar e um número, no mínimo, quatro vezes maior em meio a estudantes, trabalhadores, militantes com sede e com fome de ética, de justiça, de mudança, de lógica, de igualdade, de democracia...

E recorrendo à resistência pacífica, os manifestantes aos poucos sentaram-se, como nos tempos em que bravamente ocuparam por 11 dias a Câmara Municipal do Natal, em junho do ano passado. Em cortejo, lembraram as muitas denúncias até chegar ao Beco da Lama, em mais um protesto simbólico.

Isso só demonstra que o movimento não se calou, tampouco se desfez. Os movimentos sociais, ao contrário do que alguns imaginam, estão se unindo e se fortalecendo cada vez mais.




fotos por Lenilton Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário