sexta-feira, 17 de junho de 2011

Carta de resposta ao documento “Desagravo a nós mulheres” dirigido às manifestações do movimento #FORA MICARLA


Nós, integrantes do acampamento “Primavera sem borboleta”, vimos publicamente nos manifestar em resposta à notícia publicada no site oficial da prefeitura do Natal, na data de 15 de junho de 2011, intitulada “Grupo de 300 mulheres faz ato de desagravo a prefeita Micarla de Souza”. Na citada notícia, é relatado o fato de um grupo composto por 300 mulheres ter redigido e assinado um documento de repudio às manifestações contra a prefeita Micarla de Souza, chamado “Desagravo às mulheres”.

Compreendemos que nossas críticas não se direcionam a pessoa Micarla de Sousa enquanto mulher, mas a má administração pública que ela e seus aliados vêm exercendo na cidade do Natal. Acreditamos que as mulheres devem, SIM, ocupar espaços de poder, devem SIM buscar autonomia e reconhecimento e devem SIM executar projetos políticos que garantam direitos sociais para os trabalhadores e trabalhadoras tanto no plano institucional, como não institucional.

Declaramos que o #ACAMPAMENTO PRIMAVERA SEM BORBOLETA é um território livre de sexismo, onde compartilhamos de forma paritária todas as comissões e atividades. Concordamos que deve ser denunciada, enfrentada e eliminada qualquer prática de violação de direitos humanos das mulheres, e de todas as minorias. Por isso procuramos direcionar dentro do acampamento ideais e práticas que visam emancipação de homens e mulheres e esse é um dos motivos de nos somarmos ao Movimento #FORA MICARLA. 

Não concordamos com o discurso que relaciona a ingerência da gestão de Micarla de Sousa com o fato de ela ser mulher. Inclusive, repudiamos e criticamos a forma como em sua campanha foi exaltado e utilizado o fato de ela ser mãe e esposa, preocupada em cuidar da cidade. Nossas criticas não são personalistas, mas querem sim apontar as irregularidades e ineficiências que a população vem observando.

As mulheres que estão prestes a dar a luz a uma criança se deparam com as más condições em que se encontra a maternidade Leide Morais do bairro Nossa Senhora da Apresentação, se deparam com a inatividade de inúmeras creches, com a inexistência de suficientes Casas de Apoio, com a falta de medicamentos nos postos de saúde, com aumento no valor das passagens no transporte público. São as mulheres que assumem o cuidado de crianças e idosos e são as mulheres que majoritariamente utilizam o transporte público.

A má administração de Micarla de Sousa, prefeita, mãe, esposa, jornalista e residente na cidade do Natal, atinge diretamente a vida das mulheres natalenses que lutam para criar seus filhos, administrar uma casa, administrar a vida pessoal e profissional e as barreiras do dia-a- dia de ser MULHER.

Atenciosamente,
  Integrantes do acampamento “Primavera sem borboleta” – Movimento #foramicarla

Nenhum comentário:

Postar um comentário